Quarta-Feira, 11 de agosto de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículos do dia;
Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
tiago1:19 e20

Data Comemorativa
11 · Dia do Advogado
11 · Dia do Estudante
11 · Dia do Garçom
11 . Dia dos Advogados

Aniversariante:
Juarez Almeida Monteiro

Manchetes do Dia:
Produtores devem adotar medidas para prevenir a podridão vermelha do sisal
Foto do evento - Por Lívia Santos
A Câmara Setorial de Fibras Naturais do Estado da Bahia realizou na ultima terça-feira (10) o nivelamento de informações sobre a prevenção e controle da Podridão Vermelha do Sisal, o evento aconteceu no auditório da casa da cultura em Valente e contou com a participação de dezenas de pessoas entre técnicos Agrícolas, Agentes Comunitários, Engenheiros Agrônomos, produtores de sisal representantes de organizações como APAEB e outras entidades dos diferentes Territórios de Identidade que produzem sisal no Estado da Bahia.

Durante o encontro foi lançada a Campanha Estadual de Prevenção e Controle da Podridão Vermelha do Sisal doença que vem trazendo sérios prejuízos para a cadeia produtiva do sisal do estado da Bahia.

A podridão vermelha do sisal é causada pelo fungo Aspergillus Níger e é transmitida principalmente pelo uso de ferramentas infectadas em plantas sadias.

Especialistas da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB apresentaram resultados da pesquisa que vem sendo realizada com o sisal.

“Os nossos trabalhos tem mostrado que a podridão vermelha ocorre em todos os plantios de sisal, alguns com maior incidência outros com menos, mas todos já tem a presença da doença o que é preocupante, então o produtor tem que eliminar os focos do fungo, qualquer planta de sisal que esteja amarela, murcha, com vermelhidão devem ser removidas da área e queimadas para que a doença não se espalhe”, orienta a professora da UFRB, Ana Cristina Fermino.

A professora também destacou que o produtor deve fazer canteiros com adubação orgânica, com composto, mas que não deve utilizar o resíduo fresco do sisal por que ele estimula o crescimento do fungo e aumenta a doença, o ideal é que o produtor utilize o resíduo compostado e fermentado por que assim irá ajudar a planta a ficar saudável e com menos probabilidade de infecção pelo fungo.

Outras medidas devem ser adotadas como limpar as ferramentas de trabalho (facão, faca, enxada,etc) com 1 a 2% de cloro ou água sanitária, evitar ferimentos na planta, não arrastar plantas doentes ou pedaços de planta durante a capina ou corte da planta para não espalhar o fungo, não plantar mudas com a doença entre outras.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Feliciano Monteiro, esteve presente no evento e destacou a importância de combater a doença.

“Este fungo que atinge as plantações de sisal é danoso não só para a planta, mas para todo sistema social e econômico da região e agente quer combatê-lo de forma sinergética com todos os atores e agentes juntos”, declarou

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação coordena o Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial (Progredir) que tem como objetivo estimular a capacidade de inovação tecnológica e desenvolvimento do potencial de cooperação e competitividade de micro, pequenas e médias empresas, cooperativas e associações que fazem parte de onze Arranjos Produtivos Locais (APL) na Bahia.

Com esta campanha as organizações que prestam assistência técnica ao produtor como a Fundação APAEB, EBDA, ADAB, Sindicatos, Secretarias de Agricultura entre outros dos diferentes territórios que produzem sisal intensificarão o trabalho no campo através de cursos e demonstrações praticas de combate a doença.



Sicoob-Coopere cria nova linha de credito para microempreendedores

Trata-se do SICOOB SOLIDÁRIO que tem por objetivo levar serviços financeiros as pessoas onde elas estão de forma cooperativa, o publico alvo são microempreendedores informais em atividades não agricolas há mais de 06 meses, o limite minimo do emprestimo é de R$500 a R$ 5.000 com prazos para pagamento de no maximo 12 meses, para ter acesso ao credito as pessoas devem estar organizadas em grupos de 03 a 08 pessoas , mais informações ligue para (75) 3263- 23 37 ou (75) 8137-0094 falar com o Agente de Credito Louriel dos Santos Cunha.

ACONTECE
Valente comemora 52 anos de emancipação
O município de Valente completa 52 anos de emancipação político administrativa na próxima quinta-feira 12 de agosto.

Parabéns a todos os valentenses


São Domingos Realizará 1º Encontro de Assistência Técnica

O Encontro acontece dia 27 de agosto das 8:30 da manhã as 16 horas da tarde no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Domingos, com o tema -DEMANDAS E AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR.

Santa Luz sedia seminário de educação do campo e feira da agricultura familiar do território do sisal
Será realizado de 27 a 29 de agosto no Colégio Estadual Paulo Freire no município de santa Luz, o seminário de educação do campo e feira da agricultura familiar do território do sisal com o tema CONSTRUINDO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, o evento está sendo organizado pelo STRAF de Santa Luz, FATRES, e UNEB, em parceria com a Fundação APAEB, MOC, SEBRAE, entre outras entidades.