Quarta-Feira, 04 de agosto de 2010


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículos do dia;
“Porque necessitais de paciência, para que depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.”
(Hebreus 10:36)
É certo que suas obras justas têm recompensa e que suas preces dirigidas a Deus, com fé, serão objeto de resposta, mas o tempo em que isso deva ocorrer nem sempre é aquele que você calcula.

Aniversariante:

Joelson da Cunha Santos/Logistica

Manchetes do Dia:

Informações da secti
Combate à podridão vermelha do sisal ganha reforço

A Câmara Setorial de Fibras Naturais do Estado da Bahia lança uma campanha de prevenção e controle da podridão vermelha. A doença, também chamada de Podridão do tronco do sisal, é causada por fungos e transmitida principalmente pelo uso de ferramentas infectadas em plantas sadias. O problema vem trazendo sérios prejuízos para a cadeia produtiva do sisal do Estado da Bahia.

A campanha é uma das ações do Nivelamento de Informações sobre a Prevenção e Controle da Podridão Vermelha do Sisal, evento que acontece na terça-feira (10 de agosto), no Auditório da Casa Brasil, em Valente. Especialistas da Adab e da UFRB vãp apresentar a situação atual da doença, métodos de prevenção e controle e mostrar pesquisas.

A cultura do sisal gera a renda que possibilita a sobrevivência de aproximadamente 700 mil pessoas em mais de 260 mil hectares da cultura, distribuídos em 74 municípios do Semiárido baiano, englobando os territórios do Sisal, Chapada da Diamantina, Piemonte da Diamantina, Semiárido Nordeste II, Sertão do São Francisco, Piemonte do Paraguaçu, Bacia do Jacuípe, Irecê, Vale do Jiquiriçá e Piemonte Norte do Itapicuru. Sendo que em mais da metade destes o sisal é a fonte de renda mais importante.

O Brasil é o maior exportador de sisal do mundo, com uma produção anual de 119 mil toneladas, o que corresponde a 56% da safra mundial. É também o maior produtor mundial de sisal, com uma fatia de 40% do mercado. A Bahia é o principal produtor de sisal do território brasileiro, contribuindo com 94% da produção nacional.

No estado da Bahia, o sisal representa o segundo produto na pauta de exportação agrícola, tendo uma grande importância social por envolver aproximadamente 150 mil famílias que encontram no sisal a única fonte de renda. Os grupos reunidos em Arranjos Produtivos Locais (APL) são apoiados pelo Governo da Bahia, através do programa Progredir, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte; http://www.secti.ba.gov.br/index.php/noticias/35-secti/514-combate-a-podridao-vermelha-do-sisal-ganha-reforco.html
Informações da AGECOM

Programa Produzir capacita produtores rurais
Mais de 600 produtores rurais e dirigentes de associações comunitárias de 85 municípios baianos serão capacitados pelo governo estadual por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), no âmbito do Programa de Combate à Pobreza Rural (Produzir).

O treinamento é resultado de um contrato assinado entre a CAR e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A ideia é capacitar associações comunitárias beneficiadas com o projeto de Mecanização Agrícola em “Operação, Manutenção e Gestão de Equipamentos Agrícolas”.

O curso atenderá 108 associações, ensinando atividades como operação e manutenção de tratores, manejo e conservação do solo e gestão de tratores e implementos agrícolas. Iniciado em maio deste ano, o treinamento já ministrou 13 cursos. Até o final de novembro, a previsão é de que sejam realizados mais 23, totalizando 36 cursos.

O Produzir, que financia o Projeto de Mecanização Agrícola, dentre outros, atua em 407 municípios baianos e é executado com recursos do Banco Mundial, do Governo do Estado e a participação dos beneficiários. O programa tem como meta principal promover a redução da pobreza rural, por meio de financiamentos não-reembolsáveis de pequenos investimentos de infraestrutura e de apoio à produção, orientados para promover a geração de ocupação e renda para as comunidades rurais pobres.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy7_of_01/03/produzir-capacita-produtores-rurais-em-85-municipios

Alunos do município de Pintadas têm aulas de iniciação esportiva
O Projeto Esportivo Camisa 9, que teve início no último domingo (1/8), no município de Pintadas, é um trabalho de iniciação esportiva realizado pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb) no interior do estado, beneficiando 400 alunos, entre 7 e 18 anos de idade.

As atividades incluem aulas de futebol, futsal e vôlei e irão acontecer até fevereiro do próximo ano. As disputas estão acontecendo no estádio, nas quadras, em uma praça e em uma escola, na sede do município, e também no campo e na quadra dos povoados de Raspador e José Amâncio.

O projeto visa tirar as crianças e jovens da ociosidade, incluindo-os socialmente, por meio do esporte, além de proporcionar a oportunidade para o surgimento de novos talentos no Estado. Os alunos participantes recebem fardamento e material esportivo.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy7_of_01/03/projeto-esportivo-contempla-alunos-de-pintadas
Dica Culinária:
Bolo de Tapioca Baiana (tapioca em Flocos)

Ingredientes-
3 xícaras de açúcar
-250g de manteiga com ou sem sal
-4 ovos grandes
-1 coco pequeno
-1 litro de leite
-1 pitada de sal
-5 colheres (sopa) de farinha de trigo
-1 colher (sopa) de fermento
-500g de tapioca em flocos

Modo de Preparo
Bater na batedeira ou liquidificador os ovos, açúcar e manteiga por 5 minutos e
reservar. Bater no liquidificador o coco com parte do leite até
ficar bem fininho. Misture o primeiro creme na tapioca depois o
coco e, o restante do leite e por fim, a farinha junto com o
fermento. Leve ao forno médio até corar (cerca de 40 minutos),
numa assadeira untada e bem enfarinhada.

http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Tortas_Bolos/0,,REC19541-7781-72+BOLO+DE+TAPIOCA+BAIANA+TAPIOCA+EM+FLOCOS,00.html