Quarta-Feira, 14 de Julho de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículos do dia;
Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas;
Mas entre vós não será assim; antes,Qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;
E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.
Marcos10; 42, 43 e44

Data Comemorativa;
14 · Dia do Propagandista de Laboratório
14 · Dia da Liberdade de Pensamento

Manchetes do Dia:

APAEB 30 anos a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo Continua

“Vivíamos em um país de ditadura militar onde não tínhamos direito a nada, nem a se reunir, começamos os trabalhos comunitários no ano de 1972 com ajuda da igreja católica, então quando a APAEB foi fundada oficialmente já tínhamos 08 anos de luta, agora o que mais me marcou desta história toda foi que aprendemos a ser gente a ter coragem a não viver debaixo do pé de ninguém por que enquanto agente se sente escravizado debaixo dos pés de outros não temos poder nem força para nada, mas quando começamos a ver que o mundo foi feito para todos e que temos direito de viver com dignidade e ter voz e vez nos organizamos e lutamos e isso foi muito importante.
A mensagem que deixo é que as pessoas procurem valorizar mas os movimentos sociais o trabalho de independência, que não viva enganado por promessas de políticos, que tenha coragem e lute pela sua associação, lute pelos seus direitos por que a maior pobreza do mundo é ser fraco de espírito que não tem coragem de lutar para defender seu trabalho”.

Depoimento do sócio fundador da APAEB, Reinaldo Lopes de Oliveira, residente na comunidade de barriguda- Valente ba .

Informação do jornal agrosoft;
Apesar das desigualdades regionais, Brasil pode acabar com a miséria em 2016
Até 2016, o Brasil pode superar a miséria e diminuir a taxa nacional de pobreza absoluta (rendimento médio domiciliar per capita de até meio salário mínimo por mês), segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre pobreza e miséria. O levantamento apresentado ontem (13/07/10) no Rio de Janeiro alerta que, para atingir esse ideal, o país precisa equilibrar a desigualdade que existe entre os estados em relação às taxas de redução da pobreza.

Segundo o levantamento baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), entre 1995 e 2008 saíram da condição de pobreza absoluta 12,8 milhões de pessoas enquanto 13,1 milhões superaram a condição de pobreza extrema (rendimento médio domiciliar per capita de até um quarto de salário mínimo mensal).

O desafio, segundo o Ipea, é fazer com que os estados apresentem ritmos diferenciados de redução da miséria, justamente por apresentarem níveis diferentes de distribuição de renda e de riqueza.

http://www.agrosoft.org.br/agropag/214925.htm

Informação do MDA
Agricultores participam de oficinas sobre projetos no bioma Caatinga

Agricultores familiares, técnicos e parceiros participam dias 14 e 15 de julho de oficina regional que visa apresentar o resultado dos planos de desenvolvimento dos empreendimentos e avaliar o trabalho do Projeto de Apoio a Gestão dos Empreendimentos Coletivos da Agricultura Familiar no Bioma Caatinga. O encontro técnico acontece na cidade de Campina Grande (PB), no Convento dos Franciscanos.

Dias 28 e 29, a oficina será realizada na cidade de Fortaleza (CE), no Hotel Meridional e, dias 4 e 5 de agosto, em Feira de Santana (BA), na Pousada Central. Na programação das oficinas, apresentação de experiências e do processo de implementação e realização do projeto e avaliação, entre outros.

O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de resolução de problemas técnico-gerenciais e de tecnologia em 42 empreendimentos coletivos da agricultura familiar de sete estados do Nordeste, estimulando uma cultura de sustentabilidade dentro destas iniciativas.

As oficinas são uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e o Centro de Apoio aos Microempreendimentos (CAM).
http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=4750147

Dica Culinária;
Deliciosa receita de vatapá
Ingredientes
2 kg de frango cozido e desfiado
1 kg de camarões pequenos
8 pães franceses
2 vidros de leite de coco
Cebola picada
Alho picado
200 ml de azeite de dendê
2 litros de caldo de legumes
Castanhas de caju picadas grosseiramente
Coentro picado
Pimenta-de-cheiro picada
Sal a gosto

Modo de Preparo
Coloque o pão no leite de coco até amolecer, Em seguida, bata tudo no liquidificador
Em uma frigideira, frite a cebola e o alho no azeite de dendê Junte os camarões e reserve
Adicione o frango, o caldo de legumes fervente e o creme de pão, mexendo sem parar (se preferir, use um batedor manual), para dissolver bem o pão
Acerte o sal, se necessário
No final, junte a castanha-de-caju, os camarões, o coentro e a pimenta-de-cheiro
Retire do forno e sirva com arroz branco

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/813-vatapa-a-moda-da-dona-tuca.html