Segunda-Feira, 19 de Abril de 2010


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;


Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente
Romanos 11;36

ANIVERSARIANTES;
ADELSON OLIVEIRA DA SILVA / FIAÇÃO
ASBEIA DE ARAUJO LIMA / CLUBE SOCIAL

Informação sobre saude;

Vacinação contra Gripe A continua em todo estado da Bahia
Até o dia 23 deste mês devem se vacinar crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, profissionais de saúde, gestantes, pessoas com doenças crônicas e os adultos com idade entre 20 e 29 anos. Independente da data, o público alvo poderá procurar os postos de vacinação até o dia 23 de maio, quando termina a terceira etapa da campanha.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) alerta o público alvo da campanha que ainda não se vacinou para que procure o mais rápido possível um posto de saúde e providencia sua imunização. A chegada das chuvas e do inverno, quando o tempo fica mais frio, é a época mais propícia para as infecções respiratórias, entre elas, a Influenza H1N1.

Para controle da infecção é necessária cobertura vacinal mínima de 80%. A assessora da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Marlene Carvalho, informa que até o momento foi alcançada a cobertura de vacinação adequada nos Trabalhadores de Saúde, com 98%, na população indígena (70%), e crianças de 6 meses a 2 anos de idade (70%).

Os demais grupos não alcançaram coberturas suficientes - gestantes (maior risco de casos graves e fatais), com apenas 33%, doentes crônicos (20%), adultos de 20 a 29 anos (30%) e os adultos de 30 a 39 anos (8%).

“Os sintomas da Influenza H1N1, muitas vezes são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável e, com menos freqüência, mal-estar, mialgia e cefaléia. Caso a pessoa apresente tosse e febre deve procurar o serviço de saúde”, alerta Marlene Carvalho.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy3_of_01/16/vacinacao-contra-gripe-a-continua-em-todo-estado-da-bahia

Manchetes do Dia;

APAEB discute sobre mudanças climaticas
Na ultima Quinta-feira a Câmara de Dirigentes Lojistas juntamente com a APAEB e o conselho de meio ambiente de Valente, realizaram no auditório da APAEB um bate papo sobre o aquecimento global.

Entrevista com o presidente da APAEB, Nelilton Ezequias

Na oportunidade algumas duvidas foram tiradas
O QUE É AQUECIMENTO GLOBAL ?

O aquecimento global é resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa (GEEs), sobretudo o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. Esses gases formam uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar.

COMO SÃO LANÇADOS OS GASES DO EFEITO ESTUFA ?
Isso acontece de diversas maneiras. As principais são: a queima de combustíveis fósseis (como petróleo, carvão e gás natural) e o desmatamento (no Brasil, o desmatamento é o principal responsável por nossas emissões de GEEs).

Fundação APAEB divulga resultado da seleção para Agrônomos, Técnicos e Laboratoristas
Oprocesso seletivo para Enegenheiros Agrônomos, Técnicos Agrícolas e Laboratoristas, foi realizado no dia 09 de abril, mas o resultado só foi divulgado na ultima sexta-feira (16) foram selecionados os seguintes candidatos:

Engenheiros Agrônomos:

- Victor Vinicius Machado de Oliveira;
- Ernesto da Cunha Gomes.

Técnicos Agrícolas:

- Luiz Erisvaldo da Silva;
- Givanildo Lopes de Lima;
- Lázaro Araujo de Oliveira;
- Demilton dos Santos Reis;
- Luiz Carlos Sousa Moreira da Silva;
- Mesac da Cunha Souza.

Obs.: As vagas para Laboratoristas não foram preenchidas, em breve a Fundação APAEB lançará um novo edital.

Os candidatos selecionados deverão aguardar o contato da Fundação APAEB para contratação.